E-mail

contatof5agencia@gmail.com

WhatsApp

(75) 98834-6881

Brasil

Cubanos podem ser reincorporados ao Mais Médicos após mudanças no programa.

Somente esses 2 mil que ficaram no Brasil teriam direito à reincorporação.

12/07/2019 23h39
Por: Portal Bahia Online

Médicos cubanos podem ser reincorporados ao Mais Médicos caso o governo federal concretize as alterações que pretende fazer no edital do programa. Após o rompimento do acordo de colaboração entre Brasil e Cuba, os estrangeiros tiveram de deixar o país. No entanto, de acordo com o estadão, a ideia é que eles voltem a trabalhar na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por dois anos.

 

Ao todo, dos 8 mil profissionais que vieram ao Brasil, 2 mil permaneceram aqui mesmo com o rompimento do acordo. Desses, 700 têm situação regularizada por terem se casado com brasileiros(as). Somente esses 2 mil que ficaram no Brasil teriam direito à reincorporação.

 

A proposta deve ser apresentada a parlamentares nessa semana. Um dos entraves para que ela ainda não tenha tramitado é o nome do programa. O governo avalia que o Mais Médicos se tornou marca do governo de Dilma Roussef.

 

A iniciativa foi lançada em 2013, em resposta às manifestações de rua daquele ano e também a reivindicações feitas por prefeitos, pela dificuldade em manter profissionais atuando em regiões distantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.