Sexta, 05 de Junho de 2020
(75) 98834-6881
Bahia CÂMARA DE ITAPETINGA

Câmara de Itapetinga orienta sobre o uso correto da máscara caseira para proteção contra o coronavírus

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

24/04/2020 17h38
Por: Portal Bahia Online
Câmara de Itapetinga orienta sobre o uso correto da máscara caseira para proteção contra o coronavírus

Desde o início do mês de abril, o Ministério da Saúde ampliou a indicação do uso de máscara como barreira protetora contra o coronavírus, passando a recomendar até a produção caseira e o uso por toda a população em situações de saída das residências. Antes o equipamento de proteção individual era recomendado somente para pessoas com sintomas e profissionais da saúde.

Diante do avanço do número de casos confirmados e mortes por Covid-19 em diversos países e em razão da dificuldade de adquirir máscaras descartáveis para todos, a confecção caseira se tornou um fenômeno mundial e, agora, qualquer cidadão pode obter ou fazer a sua máscara de pano. Já as máscaras cirúrgicas, em falta nos hospitais, devem ficar restritas a médicos e profissionais de enfermagem.

Nesse sentido, tanto o Ministério da Saúde como o Governo da Bahia lançaram campanhas digitais pela mobilização da população para fabricar as próprias máscaras de pano. Entretanto, elas precisam ser usadas de forma adequada para garantir a sua eficácia.

Na Bahia, inclusive, foi sancionada a Lei Nº 14.258, de 13 de abril de 2020, que obriga empresas baianas a fornecer máscaras de proteção em locais de trabalho para funcionários. Entre as medidas emergenciais para prevenção do coronavírus em Itapetinga também está determinada a obrigatoriedade do uso de máscaras. É obrigatório o uso de máscaras por todos os trabalhadores, prestadores de serviço e clientes no interior dos estabelecimentos comerciais.

De acordo com o Ministério da Saúde, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. O uso inadequado da máscara pode aumentar risco de infecção, por isso não puxe a máscara para o queixo; não encoste na superfície da máscara ao colocá-la ou tirá-la; tire a máscara de trás para frente, segurando pelos elásticos; não deixe a máscara em cima da mesa ou jogada em qualquer lugar.

O Ministério da Saúde elaborou algumas orientações para que a população faça as máscaras com os materiais que têm em casa. Essas informações podem ser encontradas nos portais do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na internet. Veja as principais dicas para que o uso seja considerado correto:

  • O uso da máscara deve ser individual;
  • A máscara precisa ser trocada depois de ficar úmida;
  • É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
  • É importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
  • Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.

Saiba mais sobre o uso correto das máscaras caseiras:

Sesab: http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/coronavirus/uso-de-mascaras-covid-19/

Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.